Serviço de Alergia, Asma e Imunologia do HMTJ faz até 200 atendimentos por mês

Você sabia que o diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas e imunológicas pelo SUS em Juiz de Fora? Cuidados com a asma, rinite, dermatite atópica, dermatite de contato, urticária, alergia alimentar, imunodeficiências primárias são realizados pelo Ambulatório de Alergia, Asma e Imunologia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. O Serviço funciona desde 2013, atendendo a pacientes do Sistema Único de Saúde, adultos e crianças, e é uma referência para toda a Zona da Mata, inclusive na área do ensino e atende a mais de 200 pessoas por mês, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Com grande equipe de apoio, coordenada pelo especialista Fernando Aarestrup, no Ambulatório são realizados ainda todos os tipos de testes alérgicos para alimentos, medicamentos alérgenos ambientais e produtos químicos, incluindo testes que são utilizados somente em serviços de referência, caso do teste de provocação. O Serviço, inclusive, também é referência para o tratamento de urticária crônica espontânea. Os especialistas são credenciados e preparados para a utilização de anticorpos monoclonais no tratamento deste tipo de urticária.

Médicos de todo o país fazem estágio clínico como parte de requisito necessário para a formação de especialista em alergia. Dr. Fernando, que atualmente é o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia/Regional Minas Gerais (ASBAI-MG), explica que, no Brasil, há aproximadamente 1500 médicos especialistas neste campo da Medicina, e o Serviço de Alergia, Asma e Imunologia do HMTJ dá uma grande contribuição ao ensino médico e ao sistema de saúde formando especialistas nesta área onde há grande carência de profissionais.

A equipe de médicos professores coordenada pelo Dr. Fernando Aarestrup no Serviço, também é composta por um corpo clínico de especialistas renomados: Dr. Roberto de Magalhães de Souza Lima, Dr. Luiz Cláudio Pereira Fernandes, Dr. Eduardo de Magalhães de Souza Lima e Dra. Ingrid Pimentel Cunha Magalhães de Souza Lima. No atendimento aos pacientes, diversos residentes ajudam no atendimento aos pacientes e nos testes alérgicos, sempre orientados e acompanhados de perto pelos professores.

Loading

Comments are closed