Dezembro Laranja: prevenindo o câncer de pele

ALERTA: UM SINAL PODE SER CÂNCER DE PELE! Este é o mote de 2019 para o #DEZEMBROLARANJA, campanha do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Neste ano, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os #SINAISDOCANCERDEPELE para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.

Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele. “Temos um problema de saúde pública e a SBD transformou esse problema numa ampla campanha de combate ao câncer da pele por meio do Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a doença, explica Dr. Sergio Palma, Presidente da SBD. Reduzir as estatísticas de incidência e mortalidade de câncer da pele é uma meta alcançável e a Sociedade Brasileira de Dermatologia está comprometida com essa causa, reforçam os especialistas.

Quase 90% dos casos existentes são de carcinomas. Esses tumores têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1900 óbitos a cada ano no nosso país. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, causa mais de 1700 óbitos anualmente. Conhecida a origem da doença, é possível preveni-la, por este motivo a conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos.

Em Juiz de Fora, há vários anos, tanto o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus quanto o Hospital Universitário (UFJF) participam da campanha, dedicando um dia para atendimento ao público com avaliação de sinais e orientações educativas para a prevenção.

Em 2019, a ação nos dois hospitais será no dia 7 de dezembro, sábado. No HMTJ: das 9h às 15h

Coordenação no HMTJ: Dra. Maria Izabel Braga Malveira

Loading

Comments are closed