Janeiro Branco: Saúde Mental

O Janeiro Branco é uma campanha dedicada a promoção da saúde mental e sensibilização para seu cuidado. Simbolicamente, a campanha acontece no mês de janeiro em que se iniciam os novos projetos para o novo ano convidando, assim, as pessoas a pensarem sobre sua vida, suas relações, pensamentos, comportamentos.

Nos tempos atuais, temos percebido uma exacerbação de sintomas ansiosos e depressivos se tornando um problema de saúde pública. Por outro lado, ainda há muito desinformação e, consequentemente, muito preconceito em relação saúde mental. É importante buscar autoconhecimento e equilíbrio ara que as angústias do dia-a-dia não se tornem gatilho para o adoecimento.

A OMS define saúde como bem estar biopsicossocial. Assim, quando uma pessoa é acometida por uma doença orgânica e é internada em uma instituição hospitalar, toda a sua história de vida e suas relações a acompanham durante a permanência no hospital. Dessa forma é importante uma equipe que acolha e promova saúde mental através de estratégias de humanização.

A atenção à saúde mental deve ser durante todo o ano e o Janeiro Branco obhjetiva chamar atenção das mídias, às instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da saúde mental. Quem cuida da saúde mental cuida da vida!

Texto: Prof. Laura Bechara

Loading

Comments are closed