Novembro Azul: cuide-se!

Adote hábitos saudáveis e diminua o risco de várias doenças:

. Mantenha uma alimentação saudável; . Evite fumar; . Verifique regularmente a pressão, diabetes e problemas de colesterol; . Mantenha um peso saudável; . Pratique exercícios físicos regularmente.

Você ouve isso para quase toda dica de prevenção de alguma doença, certo? Certo, mesmo. Cuidar da saúde é um hábito fundamental e para se prevenir contra o câncer de próstata também é indispensável seguir estas recomendações.

Aproveite a “desculpa” do Novembro Azul e cuide-se.

O que é câncer de próstata? Algumas células podem se desenvolver e se multiplicarem de forma anormal, durante o funcionamento da próstata, provocando o surgimento de um tumor. O câncer nessa região é o segundo que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Já são mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata por ano. A campanha Novembro Azul, além de informar sobre a importância do cuidado com a saúde dos homens, também alerta para desmistificação do exame, que é imprescindível para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Fique atento:

. Exame de sangue NÃO substitui o exame de toque; . A doença em seu início não apresenta sintomas; . Exames de rastreamento devem ser feitos anualmente a partir dos 45 anos; . Câncer de próstata tem cura; . Hábitos saudáveis são formas de prevenção para a doença.

Quais são os sintomas? A doença pode ou não apresentar alguns sinais, por isso é importante ficar sempre em estado de alerta. Preste atenção aos sintomas que o câncer de próstata pode causar em sua fase mais avançada:

. Dificuldade de urinar; . Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga; . Presença de sangue; . Dor óssea na região das costas. Nos casos ainda mais graves a pessoa pode vir a ter infecção generalizada ou insuficiência renal. É importante procurar por ajuda médica caso algum dos sintomas acima for identificado.

Loading

Comments are closed