Fevereiro Laranja: doe sangue e medula pelo combate às Leucemias

A conscientização é o principal caminho para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia. A campanha Fevereiro Laranja surgiu para alertar a população sobre a doença e a importância da realização de exames para que o diagnóstico se dê o mais rapidamente possível. Além de sensibilizar a todos sobre a importância de doar sangue e medula óssea.

O combate à doença é feito por tratamento com medicação quimioterápica e transplante de medula óssea – indicado em casos de alto risco no início da doença. No caso de transplante de medula óssea, a primeira opção é buscar um doador compatível na família.

Em caso negativo, a solução é consultar o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) – por isso, a conscientização sobre a doação de medula óssea é tão importante. A principal barreira na realização do procedimento é a dificuldade na busca por doadores compatíveis, estima-se que a chance de encontrar um doador compatível seja de 1 para cada 100 mil pessoas.

O paciente em tratamento também precisa regularmente de transfusões de sangue e os bancos nunca estiveram com um estoque tão baixos. Quem doa sangue e medula, doa vida. Faça sua parte.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*