Campanha de higienização das mãos no HMTJ dura todo o mês de maio

No dia 05 de maio foi comemorado o “Dia Mundial de Higienização das Mãos”, mas pensando na importância deste ato para a segurança dos indivíduos no ambiente institucional e comunitário, ao longo de todo o mês de maio, diversas ações para sensibilização e conscientização as equipes, pacientes e acompanhante, nos períodos diurno e noturno. As ações estão sendo desenvolvidas pela coordenação, os enfermeiros e as estagiárias do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH) e pelo Núcleo de Educação em Serviço (NES). Dentre as atividades se destacam a “Chamada Premiada”, a “Dinâmica da Caixa de Luz Negra”, Live com especialistas, além de uma Gincana.

A “Chamada Premiada” aconteceu nos dias 5 e 6 de maio quando foram realizadas ligações para o ramal dos setores do HMTJ. O colaborador que atendia deveria responder às seguintes questões: “Você sabe o que estamos comemorando esta semana?” e “Quais os cinco momentos de higienização das mãos?”. Em seguida, os participantes que responderam corretamente às perguntas, receberam um brinde que foi entregue pela mascote do SCIH, a “Therezinha”.

Outra atividade realizada nestes dois dias foi a dinâmica com a “Caixa de Luz Negra”. Nesta atividade, os colaboradores e acompanhantes fazem uma autoavaliação sobre a forma como higienizam as mãos no dia a dia, mostrando com a luz negra e álcool gel as partes limpas ou não. A dinâmica teve como objetivo orientar de forma lúdica o maior número de pessoas sobre a técnica adequada de higienização das mãos. Os momentos foram realizados no refeitório, na recepção principal e no andar das Unidades de Internação.

Ainda, para otimizar a construção do saber, os organizadores programaram para o dia 6 de maio a live “Higienização das Mãos: Atualizações da temática no contexto pandêmico”. O evento foi realizado pela plataforma Google Meet e contou com a participação das coordenadoras do SCIH da Santa Casa de Misericórdia, Cristina Nantes, e do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Fabiola Vieira, com a coordenadora médica do SCIH, do HMTJ, a infectologista Cristiane Matos, e ainda com o responsável técnico de Enfermagem do HMTJ, Fernando Ribeiro. O link para participação foi previamente divulgado em grupos de WhatsApp para os colaboradores do HMTJ e da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Loading

Comments are closed