DSEI Alto Rio Juruá realiza curso de atualização dos agentes indígenas de saúde
Os profissionais Agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de Saneamento (AISAN) são trabalhadores muito importantes para o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), pois eles integram a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), contribuindo diariamente para a promoção da saúde nas comunidades e para o desenvolvimento do trabalho das equipes no cuidado com a população indígena.
Sabendo da importância desses profissionais, o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá (DSEI-ARJ), juntamente com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, realizou o curso de atualização dos agentes indígenas de saúde (AIS) e agentes indígenas de saneamento (AISAN) que se realizou em duas etapas.
A primeira etapa da capacitação ocorreu no período de 24 a 26 de outubro na aldeia Morada Nova-Feijó, onde contemplou todos os AIS e AISAN dos polos de Feijó, Tarauacá e Jordão (somente os AISAN). Já a segunda etapa aconteceu no período de 29 a 31 de outubro, simultaneamente nos polos de Mâncio Lima (Aldeia Barão/Ipiranga), onde contemplou os polos de Mâncio Lima, Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo (Aldeia Hilda Siqueira), AIS e AISAN e Jordão (Aldeia São Joaquim) somente os AIS.
Por meio do curso de atualização, foram capacitados 116 agentes indígenas de saúde (AIS) e 71 agentes indígenas de saneamento (AISAN).
A metodologia de ensino aprendizado utilizado durante o curso, possibilitou aos AIS e AISAN o aperfeiçoamento de novas competências, como a criatividade, a iniciativa, pensamento crítico, auto avaliação das atividades desenvolvidas nas comunidades indígenas e fomentou o trabalho em equipe. Sendo que, a maioria das atividades permitia a troca de experiências entre os participantes, o que se demonstrou um ganho imensurável durante o processo de aprendizagem.
Dessa maneira, o curso de atualização dos AIS e AISAN, trata-se de ação de grande impacto para a melhoria da assistência à saúde aos indígenas. Sabendo que os profissionais capacitados são capazes de lidar com os agravos de maior incidência e que geram comprometimento nos indicadores de qualidade de vida da população indígena do DSEI-ARJ, assim como, atuarem efetivamente no que tange a prevenção e promoção à saúde.
Organizadores/Mediadores
SESAI – Secretaria Especial de Saúde indígena
DSEI ARJ – Distrito Sanitário de Saúde Indígena Alto Rio Juruá
CONDISI – Conselho Distrital de Saúde Indígena
HMTJ – Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus
Comments are closed