DSEI Rio Tapajós realiza capacitação e reunião do conselho distrital de saúde indígena

Em parceria formada entre o CONDISI RT, SESAI, DSEI Rio Tapajós e OSS HMTJ, foi realizado, entre 08 e 12 de junho de 2022, a Capacitação e Reunião dos Conselheiros Distritais de Saúde Indígena do DSEI Rio Tapajós. A capacitação iniciou-se na quarta-feira (08), contando com a fala do Presidente do CONDISI RT, Joás Paygo, da etnia Munduruku.

Após formação da mesa, foi apresentado o representante da Assessoria de Apoio do Controle Social da SESAI, Marcos Pádua. Este, lecionou a capacitação composta por 20h de conteúdo, seguindo os moldes do Controle Social Nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena vinculado ao Ministério da Saúde. Dentre os tópicos abordados inclíu-se a Legislação do Sistema Unico de Saude, a Legislação do Subsistema de Atenção á Saude Indigena e também as atribuições e aspectos gerais da Secretaria Especial de Saude Indigena, dentre outros.

Foi dada especial atenção à palestra do representante da OSS HMTJ cujo conteúdo abordou a temática sobre assédio. A fala foi amplamente aceita e teve seu conteúdo reforçado pelos participantes.

Contou-se com a participação efetiva da Coordenadora Distrital de Saúde Indígena, Cleidiane Carvalho Ribeiro que mostrou-se informativa, inclusive, na linguagem indígena, apoiando e reforçando o conteúdo.

Os Assessores Indígenas Sindomar Waru da etnia Munduruku e Kagroti Kayapó da etnia Kayapó tiveram participação marcante garantindo o aprendizado dos participantes, principalmente, auxiliando na tradução do conteúdo às línguas nativas.

A reunião dos conselheiros iniciou-se brevemente após o término da capacitação. A partir da elaboração e aprovação do regimento interno, toda reunião ocorreu conforme previsto. Uma de suas pautas, foi a realização da eleição presidencial do CONDISI RT para o mandato de 2022-2024. A eleição contou com 2 chapas e o evento foi encerrado com uma apresentação cultural elaborada pela equipe do DSEI e CONDISI.

Loading

Comments are closed