Março azul marinho contra o câncer colorretal
O câncer do intestino grosso, também chamado câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal, é uma doença que se forma a partir de um pólipo, que pode se desenvolver na parede do cólon ou do reto ao longo do tempo. A parede do cólon e do reto é composta de várias camadas. O câncer colorretal começa na camada mais interna (mucosa) e pode crescer através de uma ou todas as camadas.
Quando as células cancerígenas estão na parede do cólon ou do reto, podem crescer nos vasos sanguíneos ou vasos linfáticos. A partir daí, elas podem ir para os linfonodos próximos ou outros órgãos.
Na maioria das vezes, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental.
Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores as chances de cura da doença.
Detecção precoce
Os exames de rastreamento podem diagnosticar o câncer colorretal precocemente, quando a possibilidade de cura ainda é grande. Isso ocorre porque alguns pólipos ou tumores podem ser removidos antes de se transformarem em câncer. O rastreamento é o processo de detecção do câncer em pessoas assintomáticas.
No entanto, o câncer colorretal é normalmente diagnosticado após o aparecimento dos sintomas, mas a maioria das pessoas com câncer colorretal inicial não apresenta sintomas da doença. É por isso que é importante realizar exames de rastreamento do câncer colorretal antes do aparecimento de qualquer sintoma.
Histórico clínico e exame físico
Durante a consulta o médico fará perguntas sobre seu histórico clínico, bem como de possíveis sintomas, para avaliar se alguma alteração possa sugerir um câncer colorretal.
Como parte do exame físico, o médico apalpará cuidadosamente seu abdome para investigar a presença de massas ou aumento de tamanho dos órgãos. Também pode ser realizado toque retal, para determinar se existem áreas anormais na região do ânus e reto.
Se durante o exame o médico suspeitar de algo, provavelmente solicitará mais exames para poder elucidar o diagnóstico.
Sinais e sintomas
O câncer colorretal pode não apresentar qualquer manifestação clínica, mas, se ocorrer, pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:
· Diarreia ou constipação.
· Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
· Presença de sangue nas fezes.
· Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
· Cansaço e fadiga.
· Perda de peso sem um motivo específico.
Comments are closed