HMTJ é ouro em prêmio de iniciativa em prol do AVC

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus recebeu Ouro no Prêmio Angels (WSO Angels Awards). A classificação é mundial e reconhece hospitais de alto desempenho que registraram e forneceram consistentemente dados que ajudarão na pesquisa e na identificação de pontos de melhoria no tratamento de pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral). O HMTJ, que já tem o credenciamento na Iniciativa Angels desde 2022, está orgulhoso de ter alcançado o status Gold no WSO Angels Awards 2023, sendo, por isso, formalmente reconhecido em conferências regionais anuais com a participação de importantes especialistas na área.

A iniciativa Angels está construindo uma comunidade global de centros de AVC, trabalhando todos os dias para aumentar o número de pacientes tratados em hospitais prontos para AVC e para otimizar a qualidade do tratamento para cada paciente com AVC. A cada 30 minutos, um paciente com AVC que poderia ter sido salvo, morre ou fica permanentemente incapacitado, porque foi tratado no hospital errado, e queremos fazer uma mudança positiva.

A indexação de dados numa plataforma própria da iniciativa classifica critérios internacionais de cada atendimento, adequando os indicadores em cada nível de premiação. O principal objetivo é a melhoria do atendimento e incentivo ao registro de informações, sendo os demais níveis Platina (Plantinum) e Diamante (Diamond). A avaliação é trimestral e a conquista do HMTJ, neste segundo trimestre, é significativa, pois o Therezinha foi o único hospital 100% SUS que recebeu o prêmio, com a maior pontuação e a melhor classificação de Minas Gerais, sendo que o outro hospital conseguiu Gold, na região, do setor privado. Os critérios são rigorosos: se só um índice entre os avaliados tiver um dado inferior aos parâmetros previstos toda a pontuação é rebaixada. Mas há um índice que independe dos acertos do hospital no processo, pois considera o desempenho de toda a rede e do número de trombolizações, o que também varia conforme as condições do paciente para fazer este procedimento. No país, apenas um hospital conquistou Diamond neste trimestre.

HMTJ – O Hospital e O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus agora é a referência no tratamento do AVC agudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora e macrorregião Sudeste, desde 2020. A habilitação prevê atenção de média e alta complexidade, incluindo o custeio do medicamento para realização da trombólise. O HMTJ disponibiliza leitos específicos de UTI na assistência intensiva e leitos de enfermaria para recuperação dos pacientes. Os casos atendidos são recebidos por equipe treinada pela entrada de urgência e emergência, no entanto, regulada exclusivamente pelo sistema SUS Fácil.

AVC – Principal causa de morte no país, o AVC também é uma causa importante de incapacidade quando o paciente sobrevive ao problema, com um grande impacto econômico e social, afetando não apenas o paciente, mas toda a família.

A cada 30 minutos, um doente de AVC que poderia ter sido salvo, morre ou fica com incapacidade permanente, porque foi tratado no hospital errado. No Brasil, há 150 hospitais mobilizados na iniciativa Angels, entre eles o HMTJ. No restande do mundo há outros 2800 centros de referência para ajudar a mudar esta estatística.

O AVC tem prevenção e tratamento altamente efetivos, mas existe uma enorme falha de implementação na prática daquilo que se conhece na teoria e foi comprovado nos estudos clínicos. A implementação de programas de AVC se faz de extrema urgência, além do reforço constante de informações para prevenção e, em caso de ocorrência, a identificação e o atendimento o mais rápido possível

Loading

Comments are closed