O grupo de Cirurgia de Quadril do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus acaba de receber autorização do Comitê de Ética em Pesquisa para iniciar um Estudo inédito no Brasil.
O estudo “Estudo brasileiro randomizado de artroplastias de quadril híbridas e não-cimentadas”, apelidado EBRAHIP-120, será o maior estudo prospectivo comparativo sobre próteses do quadril de fabricação nacional já realizado no país.
O coordenador do Grupo de Quadril do HMTJ, Prof. Dr Bruno Gonçalves Schroder e Souza manifestou sua alegria com a notícia: “Será uma oportunidade única, pois conseguimos organizar a solução de várias demandas simultâneas em um mesmo projeto: primeiro, aliviaremos o sofrimento de 120 pacientes que aguardam cirurgia de prótese de quadril pelo SUS em nossa região; segundo, poderemos lançar luz num tema ainda muito controverso no Brasil e no mundo, que é a escolha do melhor implante para a realização dessa cirurgia. Outros benefícios se acumulam, pois utilizaremos próteses de última geração, que geralmente estão fora do alcance da maioria dos pacientes do SUS e teremos a participação ativa de alunos de Graduação da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema em pleno exercício de Iniciação Científica, além de Residentes de Ortopedia e Traumatologia do Serviço”. “Será um esforço coletivo”, conclui.
Para o Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Prof. Dr. Valdeci Manoel de Oliveira, a iniciativa inédita, consolida a liderança do Serviço no Ensino, Pesquisa e Extensão, no cenário de Ortopedia e Traumatologia, em Minas Gerais e no Brasil. Trata-se de um estudo com desenho de alta qualidade que tem o potencial de gerar evidencias cientificas de nível 1 (que é o mais alto), por isso o estudo tem um valor especial.
O Sr. Marco Antônio Guimarães de Almeida, Diretor-Presidente do Hmtj, complementa: ”Estamos satisfeitos em poder fornecer a estrutura e a oportunidade da efetivação deste estudo em nosso Hospital, que é uma referência em cirurgias ortopédicas de alta complexidade. A resolução dessa demanda antiga, que se agravou durante a pandemia de COVID-19, vem ao encontro dos esforços dos gestores do SUS em nosso Estado e Município, para atender esses pacientes que tem muito sofrimento e comprometimento de sua qualidade de vida”.
O estudo EBRAHIP-120 terá inicio em outubro de 2024 e as 120 cirurgias programadas ocorrerão até julho de 2025. Os pacientes convidados para participar do estudo estão incluídos na lista de espera para cirurgias, que surgiu durante a pandemia de 2020, quando foram suspensas todas as cirurgias eletivas no Brasil. Dr. Bruno Schroder, que tem experiencia em mais de 1000 cirurgias de prótese de quadril, coordenará o projeto e realizará todas as cirurgias. Ele explica que a parceria entre a indústria que fabrica os implantes, o Hospital, os médicos do Serviço de Ortopedia e o SUS, culminaram na elaboração deste projeto e que a expectativa é que os resultados científicos comecem a ser publicadas já no prazo de um ano.