Em maio, o Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, com a mesma equipe que atua no Monte Sinai foi reconhecido como Credenciado e Acreditado, categoria Prata, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT).
A SBCT lançou o desafio no ano passado e os Centros de Formação em Cirurgia Torácica de todo o país foram convidados a se submeterem à auditoria e classificação da Comissão Permanente de Educação, Ensino e Pesquisa (CEP) da entidade. O objetivo principal foi o de avaliar as Residências Médicas, Serviço de Pós-Graduação Lato Sensu ou Serviço de Estágio ou Pós-Graduação em Cirurgia Torácica, avaliando as condições dos hospitais terem propedêutica, complexidade das operações realizadas, histórico cirúrgico e classificação para oferecerem residência médica e especializações na formação de especialistas em cirurgia torácica.
No país, 26 serviços foram reconhecidos, sendo apenas cinco na classificação Ouro, dentre eles o Incor e a Santa Casa de Porto Alegre. Os demais serviços ficaram inseridos como Prata, categoria do HMTJ, e quase metade deles na categoria bronze.
A equipe de cirurgia torácica dos dois hospitais, composta pelos especialistas João Paulo Vieira, Eveline Montessi, Guilherme de Abreu Rodrigues, além de Edmilton Pereira de Almeida, escolheram Jorge Montessi para representar o grupo na entrega oficial do diploma e troféu, durante o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Ele destacou a importância deste reconhecimento para o trabalho pioneiro e de excelência da equipe nos dois hospitais e lembrou que o HMTJ foi diplomado por ser o Centro de Formação em Cirurgia Torácica de atuação, que é o foco desta acreditação. “É uma honra fazer parte desta primeira classificação referenciada por uma Sociedade do porte e seriedade da SBCT”, reforça Montessi.