O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus foi o primeiro hospital do estado de Minas Gerais, entre públicos e privados, a alcançar a categoria Diamante no Projeto Angels. Está entre os 15 melhores hospitais do Brasil na linha de cuidado do AVC e somente 114 hospitais no mundo alcançaram a categoria Diamante até o momento.
A iniciativa Angels visa otimizar a qualidade do tratamento de pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O movimento é mundial e busca construir uma comunidade global de centros de referência que trabalham para aumentar o número de pacientes tratados. Além de classificar e acompanhar os hospitais prontos para AVC.
A avaliação é trimestral e verifica critérios rigorosos. Para subir de uma categoria para outra (Ouro, Platina e Diamante, agora), todos os índices do HMTJ controlados precisaram ter um aumento percentual em cada aspecto observado pelo Angels, medindo do tempo de atendimento desde que chegou à porta do Hospital até cumprimento das etapas do tratamento após diagnóstico confirmado; constatação do diagnóstico com exame de imagem, controle de disfagia, dentre outros. O único índice que classifica o status Diamante que era necessário para atingir o nível máximo de reconhecimento, mas independia parcialmente da atuação da equipe era o número de trombolizações, pois ele varia conforme as condições do paciente para fazer este procedimento ou não. Mas, no último trimestre, o HMTJ também alcançou os objetivos e indicadores necessários.
O Hospital é referência do SUS para o tratamento do AVC agudo, atendendo a uma região de mais de 150 cidades e recebe, em média 100, pacientes/mês.