O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus brilhou em seu 3º Simpósio de Segurança do Paciente, reunindo uma plateia lotada para discutir o tema central de 2024: Cultura de segurança: comunicação aberta e transparente como pilar essencial.
O evento contou com uma programação científica enriquecedora, iniciada com a palavra do Diretor-presidente Marco Antônio Almeida Guimaraes. O Dr. Jorge Montessi, cirurgião torácico e membro do Conselho diretivo do HMTJ, destacou a comunicação efetiva em situações críticas, seguido pela apresentação da experiência de um técnico de enfermagem. Depois, foi a vez de Maurício Cavalcanti da MFC Consultoria abordar o tema “Sinergia pela Segurança em Prol da Excelência Operacional”. O cuidado continuado na visão da enfermeira do novo Setor de Hemodiálise, Juliana Pereira, foi apresentado, seguido por uma mesa redonda sobre o Prontuário Afetivo. Também foi discutida a participação do HMTJ no projeto sobre DRG com enfermeiros codificadores. O tema de Leandro Castro de Souza, “Narrativa através de Livros: Integrando a Criança no Cuidado”, destacou a visão da Segurança do Paciente por um técnico de Enfermagem. A Enfermeira Thais Vidal de Oliveira reforçou a importância da comunicação nos processos de passagem de plantão. E a infectologista Cristiane Marcos brilhou na apresentação sobre doenças emergentes.
A metodologia Lean foi explorada através da experiência do HCor em videoconferência, e temas relevantes na Infectologia e Enfermagem foram discutidos. O evento prestou uma homenagem especial às lideranças que se destacaram na preparação do hospital para a Certificação ONA, em 2011, que marcou o início da estruturação dos processos de Segurança do Paciente.
Mais uma vez, a organização impecável do time super envolvido do Therezinha garantiu o sucesso do simpósio. Parabéns a todos!