HMTJ faz parte da rede mundial para tratamento de urticárias

Já está funcionando em Juiz de Fora o Centro de Diagnóstico de Tratamento de Urticária. Juiz de Fora é a primeira cidade mineira a integrar a rede mundial de centro de referências para este tipo de tratamento. E uma das unidades funciona no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus.

As unidades tratam urticárias agudas (causadas por medicações, estresse ou outro tipo de influência externa) e urticárias crônicas (aquelas que se manifestam por mais de seis semanas, diminuem a qualidade de vida do paciente e não surgem por nenhum tipo de gatilho externo).

O Centro de Diagnóstico de Tratamento de Urticária de Juiz de Fora abrange públicos distintos, assiste na unidade HMTJ aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando no ambulatório do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital e a outra unidade atende à rede privada.

Para ter acesso às consultas, os usuários da rede pública precisam agendar consultas por meio do sistema SUS. São oferecidas 25 vagas para cada sábado, no horário da manhã. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e pedir o encaminhamento para marcação de horário na Maternidade Therezinha de Jesus. No ato da consulta, é preciso apresentar documento de identidade com foto, como a carteira de identidade e também o Cartão do SUS. Há ainda a possibilidade de alguns agendamentos às terças-feiras. Para mais informações, os interessados devem se informar na própria UBS.

Os pacientes da rede privada são atendidos na Clínica de Alergia do Centro Médico Monte Sinai (localizada na Avenida Presidente Itamar Franco, 4001, Cascatinha, na sala 515, torre Leste). Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (32) 3241-3731 e 3082-0590.

Pioneirismo em Minas

O alergista e imunologista Fernando Aarestrup – responsável pelo Ambulatório do HMTJ e que também é presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Regional Minas Gerais) – explica que o projeto começou na Alemanha e estendeu-se para todo mundo. Os médicos que atendem no Centro referenciado têm todo preparo profissional e acadêmico para assistir, inclusive, os casos mais graves e de difícil controle. “Os pacientes que forem ao nosso serviço estarão sendo atendidos com a mesma qualidade que os pacientes dessa rede mundial”, observa.

Segundo o médico, as urticárias são doenças caracterizadas como reações alérgicas, cuja ocorrência tem aumentando em todo o mundo. “Existem dois motivos para esse aumento. O primeiro é o estilo de vida moderno. O segundo é o fato de que as chamadas urticárias crônicas, aquelas em que o paciente tem crises semanais, por longos períodos, podendo até ser crises diárias, passaram a ser diagnosticadas adequadamente. Então, com a formação específica de médicos para fazer o diagnóstico, as estatísticas do número de casos aumentaram”, explica Aarestrup.

Tipos de urticária:

Aguda > caracteristicamente classificada por pacientes como uma reação alérgica, e é confundida com alergia em pele. São lesões que acontecem associadas principalmente à alergia alimentar. No Brasil, é comum em relação a consumo de:

Urticárias crônicas > as causas não estão relacionadas a processo alérgico propriamente dito. O principal grupo de urticárias crônicas é chamado Urticárias Crônicas Espontâneas (UCE). É chamada espontânea porque não tem nenhum gatilho de alergia, é uma reação do próprio organismo. Esse tipo é o mais incapacitante, é o que causa perda de dias de trabalho, perda da qualidade de vida, por exemplo. Algumas pessoas passam a ter problemas psiquiátricos, depressão. O paciente nunca sabe quando terá a crise, é uma reação do próprio organismo. Neste caso, não há uma medida preventiva.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*