Equipe do HMTJ faz alerta pela importância da prevenção ao AVC

Hoje (29 de outubro) é Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Um dia para lembrar a importância de cuidar dos fatores de risco, de aprender como garantir um socorro adequado, pois esta é hoje a doença que mais causa sequelas incapacitantes no mundo, são cerca de 50 milhões de vítimas deste problema. O tema de alerta em 2020 é: “Junte-se ao movimento. Não deixe que seja você”. A campanha incentiva a prática de atividades físicas com o alerta “1 em cada 4 pessoas vão ter AVC, mas manter-se ativo ajuda a diminuir este risco”.

A equipe do HMTJ, sem poder fazer as abordagens tão importantes que marcam a data, espalhou cartazes e displays no setor de Ambulatório/Pronto Atendimento (PA) do hospital e, hoje, literalmente, vestiu a camisa da campanha para reforçar a sua importância, em especial no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus que, agora, é a referência no tratamento do AVC agudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora.

A habilitação foi concedida e divulgada recentemente e a habilitação prevê atenção de média e alta complexidade, incluindo o custeio do medicamento para realização da trombólise. O HMTJ disponibiliza leitos específicos de UTI na assistência intensiva e leitos de enfermaria para recuperação dos pacientes. Os casos atendidos são recebidos por equipe treinada pela entrada de urgência e emergência, no entanto, regulada exclusivamente pelo sistema SUS Fácil. O atendimento não é de “porta aberta”. A equipe do HMTJ tem protocolo próprio de atendimento dos casos de AVC agudo, visando a assistência rápida, eficaz e dentro dos principais parâmetros mundiais de assistência à doença.

Nas fotos, ao lado do neurologistsa Bruno Barbosa, que coordena o serviço no Hospital, parte da equipe do setor de Pronto Atendimento, Enfermeiros, técnicos de enfermagem, residentes da Neurologia e a coordenadora de Enfermagem do PA Denise Bortolini.

Veja a importância de reconhecer sintomas e socorrer rapidamente uma vítima de AVC clicando AQUI

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*