Unidades gerenciadas pela HMTJ realizam campanhas do Novembro Azul

A unidades gerenciadas pela HMTJ realizaram durante o mês de Novembro, ações de conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata. Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e a saúde passou a ser o centro de todas as discussões e preocupações. Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19 é mais letal entre os homens pardos que têm mais de 60 anos e que apresentam comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós através da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena – EMSI, realizou na aldeia Prainha, ponto de apoio, pertencente ao Polo Base Restinga, a abertura do NOVEMBRO AZUL, mês no qual reforçamos a importância dos cuidados com a saúde do homem, a ação tem como tema: Abra sua mente, existe um leque de opções e cuidados com a sua saúde masculina! Todavia, toda dinâmica foi desenvolvida pela equipe com apresentação em formato Roda de conversa sobre as estratégias de prevenção do câncer de próstata, câncer de pênis, câncer anal e de pele, doenças crônicas e degenerativas, saúde mental, alimentação saudável, realização de testagens para HIV SIFILIS E HEPATITES B, C e a COVID-19. Com a presença de 28 participantes.

Como estratégia para garantir o envolvimento do público masculino, a EMSI resolveu elaborar material visual com os 10 passos para a saúde do homem indígena:

1 – Realizar exames de sangue (rotina) anualmente;

2 – Prevenção do diabetes e hipertensão;

3 – Proteger-se da COVID-19 com a utilização de máscaras de proteção;

4 – Lavagem das mãos e uso de álcool gel;

5 – Alimentação saudável: Requisitos da aldeia e roça,

6 – Saúde mental: sono e descanso;

7- Praticar atividades físicas;

8- Atividade sexual: namorar e libido;

9- Realização de testagens rápidas para HIV SIFILIS E HEPATITES B, C 1x por ano; e,

10- Exame masculino de investigação e busca ativa com a intenção de investigar e tratar de algumas patologias: corrimentos, feridas, hérnias, verrugas e bolhas.

Com o objetivo de sensibilizar, orientar e informar os indígenas sobre o câncer de próstata, pele, pênis, anal; através das iniciativas que promovam as mudanças de comportamento dos homens em relação à saúde, cuidando dela de maneira integral.

UPA Nova Serrana

Já na UPA de Nova Serrana, a unidade realizou um café da manhã especial para todos os homens da unidade, contando com a presença da secretaria de saúde Glaucia Sbampato, durante o café da manhã foram distribuídas lembrancinhas para os colaboradores. Esta ação teve o auxílio da CIPA que junto a coordenação organizarão uma sala de espera com a enfermeira Juliane da Glória para os homens que passaram pela unidade. Foi celebrado na ocasião os aniversariantes e o colaborador do mês, elencando a importância que ambos possuem para unidade.

UBS Parque Industrial

Na UBS Parque Industrial em São José dos Campos – SP foi realizado orientações em sala de espera da unidade sobre a importância do rastreamento de Câncer de Próstata, entrega de material informativo e a disponibilização da solicitação de exames como PSA pela enfermeira no Acolhimento.

UPA Timóteo

A unidade foi decorada para campanha e realizou-se rodas de conversa com todos os profissionais abortando a importância do diagnóstico precoce e do cuidado dos homens com a própria saúde. O Dr Crispim Elias e o enfermeiro Felipe, abordaram o tema desmistificando mitos sobre a doença e explicando os principais fatores de risco, abrindo o tema para a resolução de dúvidas e depoimentos daqueles que vivenciaram de perto a doença. Conforme o Ministério da Saúde, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de exercícios físicos.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*