UBS Parque Industrial realiza campanha de prevenção a Hanseníase

A UBS Parque Industrial em São José dos Campos/SP realizou no mês de janeiro a campanha de prevenção a Hanseníase na unidade. No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados todos os anos. É um dado alarmante, cujo enfrentamento depende, de um lado, do aperfeiçoamento e implementação plena de políticas públicas.

O QUE É HANSENÍASE?

Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Afeta a pele e os nervos periféricos, ocasionando lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante.

A transmissão ocorre através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento. O paciente que está sendo tratado deixa de transmitir a doença, cujo período de incubação pode levar de três a cinco anos. A maioria das pessoas que entra em contato com estes bacilos não desenvolve a enfermidade.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?

• Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil;

• Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros;

• Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração;

• Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações;

• Dor e espessamento nos nervos periféricos;

• Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés;

• Caroços no corpo;

• Pele seca;

• Olhos ressecados;

• Feridas, sangramento e ressecamento no nariz;

• Febre e mal-estar geral.

QUAL É O TRATAMENTO?

O tratamento consiste na associação de antibióticos usados de forma padronizada. O paciente deve tomar a primeira dose mensal supervisionada pelo profissional de saúde, sendo as demais auto administradas. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e o acompanhamento da doença em unidades básicas de saúde e em unidades de referência.

COMO SE PREVENIR?

O diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a investigação de contatos que convivem ou conviveram, residem ou residiram, de forma prolongada com pacientes acometidos por hanseníase, são as principais formas de prevenção.

Na suspeita da doença, é preciso procurar atendimento em uma unidade de saúde o mais rápido possível, para evitar a evolução da enfermidade para incapacidades e deformidades físicas que dela podem surgir.

AÇÕES REALIZADAS NA UBS PARQUE INDUSTRIAL

A Unidade Básica de Saúde Parque Industrial realizou ações de educação em saúde na sala de espera com palestras, folder e banner sobre a prevenção da hanseníase.

Os setores assistenciais, recepção, equipe multidisciplinar (nutrição, assistente social, enfermeiros) fizeram a conscientização da importância da detecção e diagnóstico precoce.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*