Ronda das UTIs dá continuidade a ação de controle de IRAS no HMTJ

O HMTJ criou um novo modelo de ronda com foco na prevenção de infecções relacionadas à assistência nas UTIs da instituição. O principal objetivo é dar sequência às principais medidas para prevenir infecções instituídas por um programa nacional de grande repercussão do qual o Hospital fez parte durante três anos, permitindo um avanço deste controle de infecção já implementado.

Desde dezembro 2017, do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus foi uma das instituições escolhidas para compor o projeto do Ministério da Saúde, chamado “Melhorando a Segurança em larga escala no Brasil”. A proposta era, até dezembro de 2020, diminuir 50% das infecções relacionadas à Saúde (IRAS) nas instituições ligadas ao SUS. No HMTJ o período foi dedicado à na prevenção da PAV (Pneumonia associada à Ventilação Mecânica), IPCS (Infecção Primária da Corrente Sanguínea) e ITU (infecção do Trato Urinário) numa das UTIs do HMTJ.

A continuidade do programa com a ronda envolve, agora, as duas UTIs. A periodicidade dos encontros é semanal e, assim, cada plantão, recebe a visita da equipe quinzenalmente, tanto no período diurno quanto no noturno. O time da ronda é formado por médicos, fisioterapeutas, além da coordenação de Enfermagem das UTIs, coordenação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HMTJ e ocasionalmente convocará setores envolvidos em determinada orientação ou mudança de protocolo.

O projeto piloto envolveu uma dinâmica com balões visando principalmente relembrar as medidas preventivas e métodos que já foram inseridos na rotina durante o programa. Além disso, se discutiu resultados alcançados pelo Therezinha no período e expostas as novas metas impostas pelo processo desencadeado com a ronda. A equipe também escuta de quem está na linha de frente de cuidados das UTIs suas propostas de melhoria, seja de processo ou de adequações de protocolo, junto com a equipe multidisciplinar que atua com os pacientes.

A ronda virará uma rotina em breve e visa garantir controle dos índices monitorados, ampliação dos resultados instituídos, além de melhoria constante dos processos.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*