Enfermeira da Educação continuada da HMTJ faz publicação de artigo científico

A enfermeira da educação continuada do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus Luciana A. Lopes, fez a publicação do artigo científico intitulado como “Tuberculose em povos indígenas no Brasil: revisão bibliográfica”.

O artigo refere-se sobre as regiões brasileiras com maior prevalência de tuberculose entre os indígenas, no período de 2010 a 2020. Sendo os povos indígenas considerados uma população especial em razão de determinantes sociais e de saúde e a crescente ocorrência de tuberculose nesse publico, era esperado que houvesse mais pesquisas ou artigos relacionados a esse tema. No entanto, existem poucas publicações a respeito.

Segundo a enfermeira Luciana, as pesquisas sobre a saúde indígena precisam ser incentivadas, pois dessa forma conheceremos melhor a realidade dessa população e isso possivelmente chamará atenção para esse público, podendo beneficiá-los.

O artigo pode ser encontrado através do link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/povos-indigenas

Resumo

A população indígena representa cerca de 4% da população brasileira, que residem em área rural ou urbana. Embora seja uma população dada como especial quando relacionada aos determinantes sociais e de saúde, sendo a tuberculose um dos principais agravos para essa comunidade, existem poucos dados demográficos ou registros do perfil epidemiológico. Apesar de representar uma pequena parcela da população, os indígenas têm os mesmos direitos garantidos na Constituição Federal, mas ainda assim são um público com acesso mais dificultoso aos níveis de saúde secundários e terciários. Trata-se de uma revisão integrativa a partir de artigos e teses coletados do LILACS no período de 2010 a 2020, utilizando os descritores “saúde indígena”, “tuberculose” e “epidemiologia”. Foi realizada uma análise dos dados com o objetivo de sintetizar os estudos sobre as regiões com maior prevalência de tuberculose no Brasil, que embora esteja crescendo, ainda conta com um número baixo de artigos, porém suficientes para realizar um estudo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*