HMTJ alcança o nível máximo de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus recebeu, no dia 31 de março, a homologação da recertificação da acreditação ONA nível 3 – Acreditado com Excelência – que, além de avaliar os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstra ciclos de melhorias e maturidade institucional.

“A equipe recebeu a notícia com entusiasmo e a diretoria está muito orgulhosa do empenho de todos, tanto por manter os padrões de qualidade exigidos, com toda a imprevisibilidade imposta para atendimento a pacientes Covid, quanto por enfrentar uma auditoria rigorosa, num período tão difícil para a rotina que todos enfrentam desde o ano passado. A avaliação foi presencial, mesmo com a Onda Roxa decretada no Estado, mas o comprometimento deste time fantástico que temos aqui foi reconhecido e muito elogiado pelos auditores”, destaca Marco Antônio Guimarães de Almeida, diretor-Presidente do HMTJ.

O que o nível 3 avalia?

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a instituição passou por uma avaliação detalhada, através de uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada). Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, bem como nos ciclos de melhorias e comprovando maturidade institucional.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou centenas de Organizações de saúde. “A recertificação do HMTJ é válida por três anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização.

No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*