O 5º Congresso da Zona da Mata de Segurança do Paciente repetiu o sucesso dos anteriores, voltando no formato essencialmente presencial no auditório do Centro de Estudos Monte Sinai. O encontro reuniu profissionais da saúde de Juiz de Fora e região no dia 4/11 e no sábado, 5, contou cursos pós-congresso.

A abertura do evento foi feita pelo diretor-superintendente do Hospital Monte Sinai, Dr. José Mariano Soares de Moraes que falou sobre Qualidade e Segurança Assistencial Intra-hospitalar. Na sequência, os presentes ouviram o Enf° Dr. Silvio Cesar da Conceição, Coordenador da Rebraensp – Núcleo Rio de Janeiro que falou das Estratégias para Promoção da Cultura de Segurança.

A Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Monte Sinai, Aline Beviláqua, apresentou o tema na palestra Segurança do Paciente na Saúde 4.0. E também do Monte Sinai, Isadora Belini, enfermeira da Educação Permanente Hospital compartilhou as boas práticas do Projeto Unidade Incubadora. O RT de Enfermagem do HMTJ, Fernando Cordeiro Ribeiro também trouxe outra experiência de sucesso com a palestra “Aplicação de ferramentas lúdicas no engajamento da equipe em prol do cuidado seguro”.

Meire Cavalieri de Almeida, docente da Faculdade Suprema falou sobre “Pesquisa e Educação em Segurança do Paciente: onde estamos e para onde devemos ir”. E o encontro foi encerrado na sexta, pela consultora Priscila Faria, que falou sobre o papel das operadoras de saúde frente à segurança do paciente.

No sábado, os inscritos nos cursos pós-congresso puderam optar entre os temas apresentados: Estratégias para o uso seguro de medicamentos, por Marina Herthel (Farmacêutica do Monte Sinai); Boas Práticas na prevenção de Infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central (IPCS) com Sara Magalhães e Lucas Loures (SCIH – Hospital Monte Sinai) e Damião Garcia (SCIH – HMTJ); LGPD Aplicada à Saúde, com o consultor Regis Silveira) e Unidade incubadora: metodologia, com Isadora Belini.

 399 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

*

*