Visando analisar a retenção do conhecimento através da simulação realística dos principais temas de treinamentos trabalhados durante ano de 2022, o Núcleo de Educação em Serviço do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus organizou nos dias 27 e 28 de dezembro o 2º OSCE (exame clínico objetivo estruturado) aos colaboradores da equipe multiprofissional. Atividade essa, realizada nos ambulatórios do hospital, no intuito de aproximar ainda mais os colaboradores da prática assistencial.
Para sua aplicação, tivemos como parceiros durante a avaliação, a equipe da gerência de enfermagem, colaboradores do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), colaboradores do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), colaboradores (líderes) assistenciais de enfermagem tanto do HMTJ, quanto da UPA Santa luzia, além dos colaboradores da fisioterapia e qualidade do HMTJ.
O exame clínico objetivo estruturado (OSCE) é um modelo universal e muito utilizado para avaliar a competência clínica e assistencial dos participantes de uma forma abrangente, autêntica e válida. Para o uso dessa metodologia ativa e avaliativa (observacional), é fundamental a participação de uma equipe com um número significativo de examinadores (profissionais da área) em várias estações no decorrer do exame. Pode-se considerar como um exercício de avaliação criterioso e específico, que por sua vez, se destaca dos exames tradicionais.
O OSCE utiliza como uma de suas ferramentas de avaliação, a observação direta, da abordagem de um profissional ao seu cliente. O mesmo, deve seguir as normas e os protocolos preestabelecidos. Através desse exame, é possível avaliar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor do colaborador, além de identificarmos oportunidades de melhoria, no que diz respeito à algum procedimento assistencial.
Foram elaboradas 04 estações (estação 01: Medidas Preventivas de Infecção Por Microrganismos Multirresistentes, Cuidados com Dispositivos e Manuseio de Bombas de Infusão; estação 02: Hemoderivados, SEPSE; estação 03: Cuidados com Lesão Por Pressão; estação 04: Cuidados com ostomias e Aspiração de Vias Aéreas) englobando a maioria das temáticas dos treinamentos realizados. Em cada uma das estações, havia os cenários específicos, contando com no mínimo 02 avaliadores.
Os participantes sorteados e/ou convidados, realizavam todas as ações dentro de 10 minutos cronometrados.
Durante do exame, foi observado que os colaboradores avaliados estavam iniciando sua determinada estação com nervosismo e receio de errar algumas etapas. No entanto, a cada ciclo, a equipe do Núcleo de Educação em Serviço (NES) realizava com todos os colaboradores que participaram, o “debriefing”, que é geralmente o momento, pelo o qual, é identificado as oportunidades de melhoria, por meio da explanação de todos os participantes, tanto dos avaliadores, quanto dos profissionais que foram avaliados. Momento esse, de expor os pontos fortes e os pontos que devem ser melhor desenvolvidos. Por conseguinte, foram realizadas indagações aos participantes em geral, a fim de compreendermos os sentimentos e sensações no instante da participação no exame pelo os mesmos, além de identificarmos os pontos que geraram oportunidades de melhoria para as capacitações posteriores, bem como sugestões para à aplicação do exame em questão.

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