Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças alérgicas comprometem aproximadamente um terço da população mundial, o que evidencia uma grande necessidade de se formar especialistas na área. Cobrindo uma lacuna, a partir de 2024, o estado de Minas ganha seu primeiro programa de residência médica em Alergia e Imunologia Clínica, no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ).

“Esta é uma grande conquista do serviço de alergia e imunologia clínica do hospital, que já é referência para o tratamento de doenças alérgicas e imunológicas em Juiz de Fora há dez anos”, destaca Dr. Fernando Aarestrup, especialista na área e supervisor do programa no HMTJ.

Ele destaca que o hospital também atende pacientes do interior de Minas e de estados vizinhos que chegam em busca de um atendimento especializado pelo SUS. E reforça que esta aprovação da residência médica pelo CNRM – Conselho Nacional de Residência Médica – visa formar médicos especialistas para atender crianças e adultos com doenças alérgicas e imunológicas. Atualmente, em todo o Brasil, há apenas cerca de 1500 especialistas em Alergia e Imunologia.

Referência na especialidade

Os futuros médicos residentes irão participar de vários tipos de atendimento à população. Hoje, já existem vários ambulatórios no hospital para tratar doenças específicas. O ambulatório de alergias respiratórias atende pacientes com rinite e asma, sendo o serviço de referência para o tratamento de casos de asma grave na Zona da Mata mineira. O serviço de alergia do HMTJ é referência mundial para o tratamento de urticárias fazendo parte de uma rede de centros de pesquisa e assistência chamada UCARE. Os ambulatórios também atendem outras doenças como dermatite atópica, imunodeficiências primárias e dermatite de contato alérgica.

“Por ser uma residência médica reconhecida, os médicos ao terminarem sua formação terão direito imediato de obter o RQE (Registro de Qualificação de Especialista) concedido pelo CRM (Conselho Regional de Medicina). O pré-requisito para o médico fazer residência em Alergia e Imunologia é ter residência prévia em Clínica Médica. No final de duas residências com dois anos de duração cada, formamos um especialista em Alergia e Imunologia preparado para atender crianças e adultos com doenças alérgicas e imunológicas”, explica Dr. Fernando.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*