O Pronto Atendimento Infantil (PAI), desde 13 de abril, passou a funcionar no prédio do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus numa parceria público-privada. A Prefeitura de Juiz de Fora continua fornecendo a assistência aos pacientes e o HMTJ passa a disponibilizar o espaço, proporcionando um ambiente mais seguro e humanizado tanto para os profissionais como para os pacientes e seus acompanhantes. 

A mudança, prevista em um Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura, previa adequações ao atendimento, entre elas o regular funcionamento 24 horas. O processo foi realizado por intermédio da Secretaria de Saúde (SS), com a abertura do Edital de Chamamento Público n.º 004/2022, cujo objetivo foi selecionar uma entidade que pudesse ofertar novas instalações físicas com integração a uma retaguarda hospitalar. O HMTJ atendeu a todos os requisitos e firmou o convênio. 

Na solenidade, com muitas autoridades presentes da Prefeitura, da Câmara Municipal,  órgãos ligados à Saúde, participação do Conselho de Administração do HMTJ, funcionários e convidados, foi destacada a importância da integração da assistência infantil, que no novo PAI ganha apoio de diagnóstico mais rápido, acesso a exames laboratoriais de imagem em menor tempo e sem necessidade de deslocamento de pacientes e amostras, e a possibilidade de internação para casos graves sem a exigência de transferência. Um convênio anterior com a PJF garantiu ao HMTJ a efetivação de mais dez leitos de UTI pediátrica e neonatal, somadas às dez anteriores já existentes. O Hospital também disponibiliza 13 leitos de internação pediátrica.

Nas novas instalações do PAI há 3 consultórios, sala de triagem, sala de medicação, 11 leitos de observação, sendo 2 leitos de isolamento totalmente equipados e sala de raios-X. A equipe assistencial conta com os profissionais que já atendiam na antiga unidade, sendo 21 médicos, 12 técnicos de Enfermagem e 7 enfermeiros. O HMTJ participa da assistência com supervisão de Enfermagem e sob orientação da coordenadora médica da Pediatria e UTI Neonatal do HMTJ, Gyane Groppo. Além de equipe de Recepção e Higiene e Limpeza.

O desafio do novo momento é enorme, pois a nova instalação foi aberta no auge de uma altíssima demanda por atendimento e internação infantil, em função de síndromes respiratórias típicas da estação, agravadas no período pós-Covid. A gravidade da situação não é só do Sistema Único de Saúde, mas vale lembrar que Juiz de Fora é pólo da macrorregião que atende a dezenas de cidades na Zona da Mata e Vertentes.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*