Quatro dias desta semana, de 19 a 22 de junho, foram de muita música e alegria no HMTJ. Mais uma vez, realizando a campanha “O que importa para você?”, a comissão organizadora mobilizou muita gente, contando com total apoio da instituição para sua realização. E a receptividade do paciente e do acompanhante é sempre comovente. Eles tiveram dois dias dedicados a eles, com “dia de beleza” e puderam pedir músicas quando a equipe, acompanhada de músicos voluntários, percorreu todas as unidades de internação, inclusive UTI, Centro de Parto Normal e o PAI (Pronto Atendimento Infantil). Além da decoração, este anos painéis mostraram relatos de experiências marcantes que viveram com os pacientes.
O movimento é mundial e ganhou visibilidade com a percepção de que, no processo do cuidado centrado no paciente, mudamos a pergunta de “qual é o problema?” para “o que importa para você?”. A adesão do HMTJ teve início em 2019, e todo ano tentamos aprimorar a campanha em junho, para envolver cada mais pessoas no propósito de institucionalizar o pensamento, a ação, a assistência diferenciada e cada vez mais humana.
Como nos outros anos, as ações envolveram os funcionários também, que além de sensibilizados com a proposta uma semana antes, foram alvo da das atividades. Os dois últimos dias da campanha foram dedicados a eles, com música no refeitório no horário do almoço e do jantar e distribuição de frases em pirulitos de coração e convidados a responder nos painéis a pergunta: foi “o que o impulsiona?”.
Isso porque o objetivo da campanha no HMTJ é ir além da humanização, é apurar a escuta do profissional, fazê-lo ter um olhar individualizado para as necessidades do paciente, saindo de uma assistência rotineira, para o cuidado diferenciado, preocupado com a pessoa, não só com sua doença.
Um acréscimo neste ano, realizado na semana passada foi a implantação do Prontuário Afetivo na Unidade de Internação 6. Em um quadro, sobre o leito do paciente, as informações sobre como ele gosta de ser chamado, música preferida e outros dados pessoais, visam a individualização da assistência pela equipe multiprofissional.
Implantação do Prontuário Afetivo na unidade de internação
Música e dia de beleza para pacientes nos dois primeiros dias da ação
Almoço e jantar diferentes para os colaboradores e a pergunta que os envolve na campanha: “o que te impulsiona?”