Pelo terceiro ano, aconteceu no HTMJ a ação de triagem da Retinopatia Diabética que segue uma campanha nacional de sensibilização contra a cegueira, divulgando a importância da realização anual do exame de fundo de olho em, especial nos diabéticos. Foram mais de 120 pessoas atendidas no ambulatório do Hospital na manhã do dia 25 de novembro, e todas passaram por avaliação da saúde cardiovascular, com aferição de glicemia, altura e peso, de pressão arterial, antes do exame oftalmológico.
A promoção foi uma iniciativa em conjunto do HMTJ (com o suporte do setor de Ambulatórios do Hospital), sob coordenação das médicas Glauce Cordeiro Ulhôa Tostes, professora adjunta de Endocrinologia e Coordenadora da pós-graduação em Endocrinologia da Suprema, e da oftalmologista Silvana Vianello, diretora da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, que encabeça a campanha no Brasil. Elas reuniram um grande grupo de apoio, com profissionais parceiros e acadêmicos das ligas de Endocrinologia da Suprema e de Oftalmologia da UFJF.
A campanha é sempre realizada no Novembro Azul, que alerta para detecção precoce do diabetes, e tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção da perda visual provocada pela doença. A Retinopatia Diabética é uma complicação que ocorre em consequência do descontrole do diabetes, que afeta múltiplos órgãos e, na parte ocular, compromete a estrutura do fundo do olho, principalmente nos vasos da retina, que faz a captação da imagem. Esta lesão pode levar a danos irreversíveis, mas pode ser prevenida em 90% dos casos quando o diagnóstico é precoce. Mas é devastadora quando em estado avançado.
Para atender a todos com qualidade foi feito agendamento prévio e distribuídas senhas para fichamento, a fim de evitar aglomeração, uma vez que o processo de triagem exige ainda um tempo para dilatação da pupila de cada paciente. Todos receberam material informativo e, após o exame de fundo de olho, receberam um laudo que, em caso de necessidade de condução a tratamento, foi entregue ao paciente para acompanhamento com especialista.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*