Foi importante a atuação do grupo da Coloproctologia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, dando corpo aos objetivos da campanha mundial Março Azul que visa a prevenção do câncer do instestino. Um tipo de quiosque com balões e banners alusivos à ação, montado na recepção principal do hospital, ficou disponível por cerca de uma semana. Um médico à disposição da comunidade, de 8h às 18h, esclarecendo dúvidas sobre a doença, quem precisa investigar, quando este procedimento ajuda a detectar precocemente este tipo de câncer e já marcando o exame de rastreio do câncer colorretal, que é a colonoscopia.
Um cadastro era feito, assim como o encaminhamento do paciente, já com os pedidos prévios para o exame que exige risco cirúrgico e orientação para o preparo. Durante a semana foram realizados 75 atendimentos que geraram 45 pedidos de colonoscopia.
Dr. João Fraga foi o coloproctologista, liderou o grupo de médicos e residentes que executou pela primeira vez a campanha no HMTJ. Ele também deu entrevistas ajudando a esclarecer para a população a importância e a efetividade do exame para a prevenção de um tipo de câncer altamente prevenível quando detectado precocemente, mas bastante complexo em seu tratamento em fase avançada.